Sobre mim

Helena Gomes - Perfil

Me chamo Helena Gomes. Sou mineira, nascida em Uberlândia, mas moro em Belo Horizonte desde pequena. Não vou repetir a velha história, ainda que verdadeira, de que cozinhar sempre fez parte da minha vida, de que tenho memórias da casa dos avós e da minha mãe na cozinha.

O que me motivou a escrever esse blog foi, além do amor pela comida, o espírito pesquisador e científico desenvolvido na minha formação em Educação Física pela UFMG. Sempre senti incompletude em algumas receitas: quando elas funcionavam eu não sabia porque funcionavam; quando davam errado, não sabia porque davam errado.

Passei então a estudar um pouco mais sobre os ingredientes, sobre a história das receitas, sobre a química e a física envolvida nos preparos.

Descobri a complexidade de coisas triviais, como o leite e suas micelas, como as proteínas e suas reações (amo a reção de Maillard!), como a formação dos cristais de chocolate e as infindáveis maneiras de criar as redes de glúten.

Além disso, e homenageando mais uma vez o método científico, todas as receitas que aqui apresento são empiricamente testadas, medidas e os pontos desconhecidos ou incomprendidos são transformados em hipóteses e novamente submetidos a teste.

Resultado: receitas deliciosas, muita comilança, mas principalmente compreensão do que acontece e porque acontece.

Sabendo que a ciência se faz de verdades provisórias, convido a todos a também replicarem minhas receitas e meus testes, e me provarem certa ou errada. O aprendizado é interminável. Como na advertência socrática: só sei que nada sei. Adoro todas as contribuições.

Aproveitem e compartilhem!